O núcleo QUEDA E RECUPERAÇÃO, sob o patrocínio da Lei MURILO MENDES 2009 (Prefeitura de Juiz de Fora), promove três sessões de improviso (jams) gratuitas e abertas ao público e a oficina de contato-improvisação PEQUENAS QUEDAS E GRANDES VOOS, sob a coordenação de Ricardo Neves, de São Paulo, de sexta, 5, a domingo, 7 de março de 2010.
A oficina requer inscrição (R$60,00, – ou R$50,00 antecipados) no local dos eventos, na Escola Mahadeva (rua Cândido Tostes, 94, São Mateus. Tel. 3217 9233). O projeto reservou vagas gratuitas para carentes. Os inscritos receberão certificado de participação.Fotos de Ricardo Neves (vestido todo de branco) estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/marcelomega/3159759135/
Datas e horários
Sessões de improviso gratuitas (jams): sexta, 5 de março, às 20:30h, sábado e domingo, 6 e 7 de março de 2010, às 18:30h).
Oficina: sábado e domingo, 6 e 7 de março de 2010, das 9 às 12h, e das 15 às 18h.
CONTATO-IMPROVISAÇÃO
Regido pelo acaso, o Contato-Improvisação é um caminho para a manutenção da saúde corporal e a interação entre o indivíduo e o mundo exterior. Não é imprescindível música, tema, roteiro, coreografia ou plateia. Por isto mesmo, desde que foi proposto por Steve Paxton, nos anos 1970, nos EUA, as experimentações destas sessões de improviso têm sido aproveitadas por atores, coreógrafos, dançarinos, ginastas, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais e leigos aficionados em trabalhos corporais.
A OFICINA
PEQUENAS QUEDAS E GRANDES VOOS, por Ricardo Neves
Oficina destinada ao aprimoramento do mecanismo de queda e recuperação, conforme a linguagem do contato-improvisação, para tirarmos os pés do chão e voar e, logo em seguida, cair ...
As aulas serão calcadas nas ferramentas do Aikido, nos exercícios biomecânicos de coordenação motora, desenvolvidos pelas fisioterapeutas francesas Madame Beziérs e Madame Piret, e especialmente na técnica de respiração Sokushin Kokyuhô.
O método de Respiração Sokushin kokyuhô, baseado no sistema criado pelo mestre japonês Kozo Nishino e na metodologia de desenvolvimento de ki criada por Koichi Tohei, aumenta os níveis de energia ki (energia vital ou vitalidade) do indivíduo.
Cada aula de Respiração consiste de três partes essenciais:
1. Atividades de consciência corporal por Toitsutai (postura que explora a verticalidade, o aprofundar do relaxamento e a implementação do ciclo respiratório).
2. Exercícios respiratórios focados na respiração Sokushin (respirar por meio da sola dos pés).
3. Taiki (método de comunicação não verbal por meio da "troca de energia").
Estas técnicas de respiração não são uma forma de terapia em si, mas proporcionam saúde e bem-estar. Relaxando de modo correto, o aluno estará apto a usar a grande capacidade que naturalmente é dele, podendo aplicá-la em qualquer trabalho que execute.
Ao evidenciar a colocação do corpo no espaço, a consciência corporal e a compreensão da transformação da energia em nosso corpo, a respiração propicia a conquista da vitalidade, saúde e qualidade de vida.
Os exercícios passam por controles de verificação e testes para a assegurar o aprendizado e a aferição do grau de equilíbrio, relaxamento e calma do praticante.
RICARDO NEVES
Ricardo Neves pratica contato improvisação e Aikido. Concebeu e organiza bienalmente, em fevereiro, o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo (Galeria Olido – SP-SP) já realizado em 2008 e 2010. Participa como professor e performer em festivais de contato-improvisação em Buenos Aires, Brasília e Rio de Janeiro. Já se apresentou com Tica Lemos (Brasil), Daniel Lepkoff (USA), Cristina Turdo (Argentina), Ingo Rozenkranz (Alemanha), Ralf Jaroshinski (Alemanha) e fez cursos com Steve Paxton (USA) e Nancy Stark-Smith (USA), entre outros.
O NÚCLEO QUEDA E RECUPERAÇÃO
Estes eventos com Ricardo Neves dão continuidade aos trabalhos do núcleo Queda e Recuperação , que nos últimos 4 anos produziu as oficinas de Contato-Improvisação com Giovane Aguiar, de Brasília, Cyril e Caroline Hernandez, da França, Ralf Jaroschinskl, da Alemanha, Soraia Jorge e Marcela Sampaio, ambas do Rio de Janeiro, Camila Vinhas, de São Paulo, Daniela Guimarães, de Juiz de Fora, e Hary Salgado, da Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário